O blog Xadrez Mania tem a função de chamar atenção dos jovens para aprender o jogo de xadrez online,
algumas dicas de como jogar e ficarem ligados nas
novidades que irão surgir no projeto.


quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Xadrez no Mundo


No Brasil, o jogo ainda tem muito para se desenvolver, ser melhor entendido e praticado; porém, em muitos países, com sistemas educacionais avançados, já é muito praticado nas escolas. É o caso da França, de Cuba, de Israel, da Argentina, da Rússia, da Espanha, dos Estados Unidos, da Suíça, da Inglaterra, da China, e de outros países. Há estudos mostrando resultados eficazes em todas as áreas do conhecimento após os estudantes iniciarem treinamentos de xadrez.

Segundo uma pesquisa realizada na Suíça, pelo professor Charles Partos, foi verificado que o xadrez ajuda a melhorar a atenção e a concentração, a imaginação e a antecipação, a memória, o espírito de decisão e a coragem, a lógica matemática e o raciocínio analítico e sintético, a criatividade e a inteligência, a organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.

Alguns estudos apontam a melhoria na auto-estima, outros consideram relevante na formação de pessoas que passaram a evoluir continuamente por si mesmas, isto é, aprenderam a aprender. Os estudos são muitos e variados, mas o que deve ficar claro é a enorme ajuda do xadrez no processo educativo. E educação é um processo para toda a vida, nunca acaba.
Assim, temos todos os motivos para jogar xadrez e muito mais ainda por proporcionar convívio social e fortalecer as amizades. O universo da cultura é ainda mais prazeroso quando se compartilham pensamentos e realizações com outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário